• Segunda à Sexta: 08:30 às 12:00h - 13:30 às 18:00h
  • Telefone: (42) 3532-7604 (Whatsapp)

Uso do protetor de tireóide durante as radiografias odontológicas

O protetor de tireóide é usado, com maior frequência, nos exames radiográficos intraorais. O uso do protetor de tireóide nem sempre é recomendado. Nos exames radiográficos extraorais (radiografia panorâmica) não se utiliza porque, na maioria dos pacientes, ele costuma interferir no diagnóstico porque pode se sobrepor a estruturas anatômicas ou patológicas de interesse.

Para os especialistas em radiologia, que estudam a fundo o impacto da radiação ionizante --como os raios X, ultravioleta e gama--, não há motivo para se preocupar. A exposição durante um raio-X odontológico, equivaleria a um dia de exposição à chamada radiação de fundo, que é natural do meio ambiente. Para efeito de comparação, uma viagem de avião de Londres para Los Angeles equivale a dez radiografias odontológicas.

Para se ter uma idéia, a dose de radiação recebida durante uma radiografia panorâmica equivale a aproximadamente 0,03 mSv, sendo que o limite máximo recomendado, no período de um ano, é de 2 mSv.

O tempo de exposição também é extremamente curto. Radiografias intraorais periapicais ou interproximais digitais duram centésimos de segundos. O mesmo vale para radiografias extraorais, entre elas a radiografia panorâmica.

Para que houvesse um aumento real de risco da doença, o paciente precisaria ser submetido a quase 100 mil exames, no prazo de um ano. No geral, a maior parte das pessoas não chega a realizar dois procedimentos como esse no mesmo período.

O efeito da radiação ionizante, artificial (exames) ou natural, no organismo é cumulativo e até pode afetar as células. No entanto, a maioria dos danos é atenuada pelo próprio corpo. Sendo assim, a probabilidade de radiografias aumentarem o índice de câncer é praticamente nula.

Importante salientar ainda que os exames de radiologia podem ser indispensáveis para o diagnóstico, escolha do plano de tratamento e conduta terapêutica adequada. Possibilitam ainda o acompanhamento de diferentes processos patológicos e por isso sua importância é indiscutível.

x

Olá em que posso ajudar?

Mande sua mensagem